Fotos que contam histórias

Spathi

Perfil da Serra do Caparaó

A Serra do Caparaó abriga alguns dos mais altos picos do Brasil.

Seu ponto culminante é o Pico da Bandeira, com seus 2.892 metros. É a terceira montanha mais alta do país e está apenas 102 metros abaixo do Pico da Neblina, que é nossa montanha mais alta.

A Serra do Caparaó é uma ramificação da Serra da Mantiqueira. Encravada na divisa dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo, a elevada altitude dessa cadeia de montanhas destaca-se consideravelmente do relevo adjacente. Quem já circulou por essa região provavelmente já ouviu histórias de que de muito longe se pode avistar o Pico da Bandeira. De fato, isso não seria de se espantar.

Encontrar um bom local para provar essa tese, aí já são outros quinhentos. De maneira geral, a rodovia (BR-262, ES-482) não oferece bons pontos de visada. Em Pedra Azul, conhecido ponto turístico no ES, a coisa muda de figura.

Veja você mesmo:

Serra do Caparaó vista da região de Pedra Azul, a 80 Km de distância.

Serra do Caparaó vista da região de Pedra Azul, a 80 Km de distância. Crédito: Claudia Musso

Esta foto do poente mostra toda a imponência da Serra do Caparaó. Ela é a cadeia de montanhas em tons mais claros e está a nada menos que 80 Km de distância!

Abaixo, a Serra em detalhes e com uma superposição de uma imagem digital gerada pelo programa de projeção de relevos do Google Earth.


Serra do Caparaó em superposição com projeção digital de relevos do Google Earth. Crédito: Claudia Musso

Falta ainda saber se é mito ou verdade que do Pico da Bandeira é possível ver o mar…

links externos:
Google Maps – Serra do Caparaó
Projeto Pontos Culminantes do Brasil
Google Earth

Leave a Reply